3 de abril de 2013

O problema da opinião

Sabe o conceito de opinião? Então, segundo o Michaelis, tem a ver com juízo de valores, modo de ver pessoal, além de vários outros (tem o link aí, confere). E o título deste post externa uma frustração que, infelizmente, é recorrente.

Eu externei minha opinião sobre uma opinião no Facebook e isso gerou um leve descontentamento com a FORMA que a pessoa se manifestou. Foi uma comparação infeliz, e não preciso ir além disso. Daí isso respingou em outra conversa, que chegou ao ponto de alguém dizer que eu falo muita merda, ainda mais em relação a um estilo musical específico e RELIGIÃO. E aí que o calo doeu... Explico.

Eu sou ateu, mas fui crismado, toquei em banda da igreja e tudo mais. A transição deste antes para o que eu  sigo agora foi um processo curioso: eu tinha dúvidas quanto à doutrina da Igreja Católica e fui estudar outras. Como? Lendo, participando de cultos, reuniões e uma porrada de coisa que a gente faz quando estamos em dúvida. Cheguei a ir a terreiro de umbanda e tive uma conversa sensacional com um preto véio lá. Foi bem maneiro, mesmo! E eu só consegui chegar à conclusão de que, não tendo provas, não CONSIGO acreditar em algum Deus ou alguma forma originária de vida, um Design Inteligente. Simples assim.

O mais relevante disso tudo é que eu fui atrás para tentar sanar minhas dúvidas. Conversei com muitas pessoas que sabiam do que estavam falando, que tinham conhecimento e retórica boa. Mas conversei com gente que não estudou a sério o que segue. Ou recém-convertidos a um culto/seita/rito ou o que o valha, que tiveram um momento de "iluminação" e chegaram às conclusões que seguem para a vida hoje. E se eu tenho uma opinião que é julgada como MERDA em relação a algo que eu estudei, o problema não está, necessariamente, em mim.

É difícil as pessoas aceitarem opiniões diametralmente opostas às que têm para si mesmas, em um caso geral. É difícil aceitarem que eu acho o "sertanejo universitário" um belo pedaço de bosta melódica e com uma mensagem fraca e pasteurizada. É difícil as pessoas aceitarem que eu não acredito no Deus que elas seguem, com base na minha experiência de vida e conhecimento que adquiri. É difícil as pessoas aceitarem uma crítica a uma opinião mal construída que fazem comparações esdrúxulas para saírem no topo da carne seca.

Na verdade, é difícil as pessoas aceitarem que sua opinião, por mais nobre que seja seu direito de tê-la, pode ser como um iate - lindo, gigante e cheio de recursos, com um monte de gente querendo estar nele -, mas estar repleto de buracos no casco.

10 comentários:

  1. Olá Luis!
    Gostei do seu texto. A forma clara e educada que se expressou me faz refletir sobre a importância do respeito as diferenças, inclusive de pensamentos, que não aparece, apenas quando o indivíduo se expõe, tarefa nem sempre fácil no mundo intolerante que vivemos. Sou cristã e me sinto totalmente a vontade de segui-lo aqui no blog, no tt e no facebook, pelo simples e importante fato que com educação e respeito tudo fica mais prazeroo. Um abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Isso pq jesus ainda vai te achar meu filho. Ele ainda vai entrar na sua vida, ele não desiste de ninguém. Fique na paz do senhor, qd quiser vamos para o cultorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus já me achou, mas chegou com um papo de que eu tenho que sofrer pra pagar por um pecado que eu nem cometi... larguei de mão.

      Excluir
    2. Jesus não da ponto sem nó,irmão. Td que ele faz se encaixa la na frente. Todos cometemos pecados e iremos pgar por eles. QUando Deus te achar vc vai ver como se tornará uma pessoa bem melhor. Paz do Senhor.

      Excluir
  3. O SANGUE DE JESUUUS TEM PODER!

    ResponderExcluir
  4. E como é que Jesus faz pra achar esses anônimos todos aí de cima? Permanecerei anônima, pois não quero ser achada, mas me bateu uma baita curiosidade agora.

    ResponderExcluir
  5. Preciso admitir que no quesito opinião, melhor que dar opinião não solicitada é respeitar a que já foi dada!
    Sempre achei degradante a concepção de algumas pessoas tentarem enfiar "goela a baixo" o que acreditam.
    Quem quer acreditar em Deus, O busca. Simples assim.
    Sou evangélica e tenho alguns amigos ateus, me dou muito bem com eles justamente por respeitar o que escolheram pra crer.
    Enfim,
    O importante não é em que ou quem se acredita, é estar bem com isso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Achei bacana isso e penso exatamente da mesma forma, inclusive a mesma parte de tocar na banda da igreja e cansar disso tudo e ir procurar os motivos que me fizeram fazer isso.
    Acho que isso é o mal da humanidade atual, achar que a opinião pessoal é a correta e a que deve ser implementada na sociedade. Religião, casamento gay, aborto, eutanásia, essas discussões todas em volta desse assunto é sempre pelo mesmo motivo, das pessoas acharem que a opinião delas é a correta e universal.

    ResponderExcluir
  7. Seu texto caiu como uma luva pelo momento que tenho passado (inclusive hoje (06/05)em uma discussão desnecessária na minha página de facebook, ao qual fiz uma piada sobre ter conseguido um x ingresso graças a Satan). Pessoas foram até a minha pág e me chamaram de atrasada, que deveria largar essa ideia de Satan de lado, que era destrutivo e etc. Nenhum momento pararam pra pensar que no mundo há várias religiões e doutrinas, e o que eles consideravam como "verdade", para o outro pode não ser. Não pensaram que estavam faltando com respeito. Acham que o respeito se deve somente a eles. Inclusive a grande massa que falta com respeito são evangélicos ( a qual tenho criado um "carinho especial").
    Infelizmente a grande maioria das pessoas não estão prontas para opiniões diferentes.
    Não sou ateísta, mas sou contra a qualquer coisa que agride o direito do próximo (prega o preconceito).
    Infelizmente há um exército de pessoas ignorantes e intransigentes e pra evitá-los você deve ficar quieto.
    Olha, ainda bufo de raiva, mas acho que em breve pegarei o jeito da coisa.

    ResponderExcluir